Ratos, Fumaça e cheiro Ruim. Essa é a realidade de um dos pontos mais famosos da cidade de Niterói, a praia das Flechas. O cenário visto pelo calçadão é assustador. O problema é consequência da presença de marisqueiros que cozinham mexilhões no local. Ao descascarem o marisco, os restos jogados nas pedras acabam se acumulanado com o tempo e atraindo roedores, moscas e e a revolta de moradores próximos.
Cerca de sete famílias de marisqueiros atuam na orla das praias de Icaraí, Flechas e Ingá. Em um dos pontos, as cascas do mexilhão se misturam com as rochas da Pedra de Itapuca e criam verdadeiros tapetes de sujeira e composto de garrafas de plástico, papel e entulho, gerado pelos pescadores; em um canto, um perigo à mostra: uma fogueira debaixo de um poste, para cozimento da mercadoria.
Os marisqueiros que atuam no locam sabem da gravidade do assunto e alegam que essa é a única fonte de renda de suas famílias. Os pescadores informaram que o mexilhão rende aos marisqueiros cerca de cinco reais por quilo. Na maioria das vezes as vendas são feitas para restaurantes do município.
Por: Daniely Salles
Foto divulgação Prefeitura de Niterói: http://www.niteroi.rj.gov.br/
Plantiu de arvores em Serra Negra
Há 13 anos