sábado, 28 de novembro de 2009

Biodiversidade em declínio..


A biodiversidade está desaparecendo em ritmo alarmante, as principais causas indentificadas como promotoras do declínio da biodiversidade são: a modificação e destruição dos habitats, as alterações climáticas, as espécies exóticas invasoras,a sobre-exploração, poluição generalizada, a drenagem de zonas pantanosas, o desvio dos rios para agricultura e a diminuição dos peixes do mar..
A biodiversidade é responsável pela evoluçãoe pela manutenção da vida em todos os lugares e implica no equilíbrio e estabilidade de ecossistemase no seu uso e aproveitamento pela humanidade e em preservá-los.
Desde que o homem começou a interferir na natureza, a biodiversidade tornou-se a base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais e, mais recentemente, da indústriade biotecnologia. É a fonte de proteínas, remédios, cosméticos,roupas e alimentos. O programa das Nações unidas paar o meio ambiente estimaque existam pelo menos 14 milhões de espécies vivas ao redor do mundo. Alguns especialistas calculam esse número em um total de 50 milhões. Apesar do tamanho da biodiversidade do planeta e das milhares de espécies descobertas todo ano, a ação humana tem provocado gradativamente o desaparecimento das espécies animais e vegetais do planeta. Pesquisas revelam que 65 % dos habitats e 52 % das espécies estão em mau estado de conservação, denunciando um número crescente na perda da biodiversidade.

Por: Daniely Salles

Imagem: diaadia.pr.gov.br