segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Conscientização ecológica em São Gonçalo


No município de São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente une crianças de escolas públicas para plantar e distribuir mudas à população dos Morros de São Gonçalo que estão sendo invadidos por casas ilegais. O objetivo do plantio é o de evitar o povoamento no local, preservar as áreas verdes da região, diminuir a emissão de carbono à atmosfera e conscientizar crianças de como é importante evitar o desmatamento e queimadas.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Dora Cordeiro, esteve presente na ação. Ela explicou o porquê de o Morro da Matriz ter sido escolhido para o plantio das mudas.

“Escolhemos estes locais em função da possibilidade de invasão e desmatamento, além de queimadas e apreensão de pássaros silvestres”, disse a secretária. Questionada sobre a preservação destas mudas, ela completa: “Os próprios moradores do local acabam se tornando voluntários e denunciam, caso haja alguma irregularidade”. Além de a Prefeitura realizar a ação, há um projeto chamado Remoma, que une biólogos, voluntários da Igreja Matriz e moradores da comunidade Nossa Senhora das Graças e Menino de Deus, no reflorestamento do morro. O projeto tem a coordenação do biólogo Marcos Dias e está há quatro anos com este esquema de preservação da área verde.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo realiza todos os meses o plantio de 3.000 a 4.000 mudas, e está à espera de mais 1.500que serão doadas pelo Instituto Estadual de Ambiente, o Inea, para continuar o reflorestamento, agora no Engenho Pequeno.


Por: Thamiris Kuhn
Imagens: Arquivo da Prefeitura Municipal de São Gonçalo.