terça-feira, 3 de novembro de 2009

Nobre, porém suja.


Icaraí contém alguns dos mais belos pontos turísticos da nossa cidade, A Pedra de Itapuca e a Pedra do Índio, são símbolos histórico-paisagísticos da cidade.
Localizada na Baía de Guanabara, próximo à entrada, na margem oposta às praias do Flamengo e Botafogo, na orla carioca. A vista do Rio para Niterói é de extrema beleza.
Seu nome Icaraí vem de Icarahy, em língua tupi significa água ou rio sagrado. Em 1698, a área que chamamos de Campo de São Bento era composta por um grande lodaçal, por causa do rio Icaraí que hoje é canalizado.
No século. XIX Icaraí recebe o seu primeiro plano de arruamento iniciando-se o povoamento. Com o passar do tempo, por volta da década de 70, Com o aumento da população as praias tornaram-se poluídas.
Durante décadas as águas foram degradadas pelo esgoto doméstico; águas pluviais contaminadas; vazamentos de óleos e resíduos industriais; lixo; desmatamento; destruição de manguezais; assoreamento. Após o abandono total e a degradação do meio ambiente, resolveram despoluir a Bahia
O Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) Conseguiu reduzir a carga orgânica jogada pelas indústrias em 90%. A de óleos, em 97%, e a de metais pesados, em 70%, mas isso não quer dizer que a praia esteja limpa, pois ainda há muito a fazer, é preciso cuidar do saneamento básico; da qualidade do ar, que acaba virando poluição na Baía levada pelas chuvas; do lixo; e do assoreamento que impede a circulação das águas.

O esgoto doméstico e lixo gerados pelas pessoas que vivem em condições desumanas, sem qualquer tipo de saneamento básico, nos muitos municípios que rodeiam a Baía é o grande problema, pois eles são despejados no mar sem nenhum tipo de tratamento.
Em períodos de chuva as praias ficam ainda mais poluídas, pois elas recebem a vazão dos rios que desembocam na Baía.
O que fazer para acabar com a quantidade de lixo flutuante na praia, após o período de chuva?
A degradação da Bahia é tão grande que não podemos mais dizer que as águas de Icaraí são sagradas, pois foram violadas pela poluição. Atualmente a praia está imprópria para banho, em sua areia há lixo e muitas vezes os urubus concorrem por espaço.
O que temos que fazer é tomar consciência de que nossas escolhas e atos geram também modificações no meio natural, não podemos apenas pensar em crescer, prosperar... Sem pensar no amanhã e o resultado final da ação no meio ambiente. Somos o agente danoso do meio em que vivemos e temos capacidade de mudar essa situação, vamos parar de destruir! Todos nós com certeza queremos Icaraí limpa.


Por: Lídia Pinto.

Foto: Neltur