O Aquífero Guarani é a mais dadivosa fonte de água doce subterrânea de toda a extensão planetária. A formação geográfica da reserva contemplou os territórios dos co-irmãos latino-americanos: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Em números, o sem-fim das terras brasileiras possibilitou que os verde-amarelos abarcassem 70% da área tomada pelo límpido e doce Guarani.
Em tempos de receio quanto a uma possível secura das fontes de água, utilizadas de modo irresponsável pelas civilizações mundanas, o Aquífero Guarani torna-se, para o Brasil, uma espécie de salva-guarda política, econômica e ambiental. Quando países, das mais diferentes conjecturas sociais, perderem a auto-suficiência hídrica, elementar à vida, o brasileiro alcançará um patamar soberano; e, quiçá, tenha o privilégio de se impor perante as mais intrincadas questões políticas. A água, com valor monetário: um capítulo depois de Cristo.
Basta, ao Brasil explorar, com acuidade, o que a sábia natureza lhe proporcionou. O Aquifero Guarani, se utilizado corretamente, abastará a qualidade de vida do brasileiro.
Por: Ricardo Walter