sábado, 28 de novembro de 2009

Amazônia para Sempre!

Conservar a Amazônia é preservar vidas Animais, vegetais e humanas!


A Floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo, compreende cerca de 40% das florestas pluviais tropicais do nosso planeta. Campeão absoluto da biodiversidade Terrestre, o Brasil reúne quase 12% de toda a vida natural do planeta. Quatro dos biomas mais ricos do planeta estão no Brasil: Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Pantanal. E estes são Infelizmente, os que correm sérios riscos. No mundo inteiro, o Brasil, foi onde mais se desvastaram florestas entre os anos de 2000 e 2006. A floresta Amazônica estende-se por uma área de 6,4 milhões de quilômetros quadrados na América do Sul, sendo 63% do Brasil e o restante estão distribuídos no Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Suriname, Equador e Guiana Francesa.Possui uma megabiodiversidade, rica em espécies animais e vegetais.

A região Amazônica tem 20 milhões habitantes e baixa densidade demográfica. Além de guardar cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo, O Rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água. Além disso a floresta absorve carbono diminuindo as consequências das mudanças climáticas globais. A Amazônia apresenta uma grande variedade de ecossistemas, dentre os quais se destacam: matas de terra firme, florestas inundadas, várzeas, igapós, campos abertos e cerrados.

A destruição de florestas tropicais, além de reduzir a biodiversidade do planeta, causa erosão dos solos, degrada áreas de bacias hidrográficas, libera gás carbônico para a atmosfera, causa desequilíbrio social e ambiental. A redução da umidade na Amazônia faz reduzir as chuvas na região centro-sul brasileira.

O desrespeito e a depredação da natureza têm provocado consequências desastrosas na Amazônia. Quanto à proteção desta complexa floresta, há vários fatores que contribuem para que o objetivo real não seja atingindo no seu todo, como por exemplo: diminuto acesso a extensas áreas para monitorar, carência de pessoal para fiscalizar o escopo da Floresta Amazônica, tenuidade nas administrações das áreas protegidas além da ausência de estratégias para envolver as pessoas viventes da área em questão.
No entanto,a floresta já perdeu cerca de 20% do seu tamanho original, ou seja, 700 mil quilômetros quadrados já foram derrubados. O ser humano, precisa se conscientizar e ajudar a preservar, pois A floresta em pé ajuda a regular o clima, a temperatura, a umidade e as chuvas. Absorve gás carbônico da atmosfera prestando um enorme serviço para o equilíbrio climático mundial que merece valorização..


Por:
Daniely Salles

Imagem
:diaadia.pr.gov.br